Por que minha empresa deve ter um ERP?​

O ERP é um sistema de gestão integrada que auxilia nos processos, tarefas e necessidades de uma empresa. Entenda porque você deve ter um e o que ele impacta no crescimento do seu negócio. 

No Brasil temos mais de 17 milhões de empresas ativas com segmentos, produtos e serviços diferentes. São diversas ferramentas, estratégias e investimentos que precisam ser conduzidos para a empresa se manter no mercado.  

Um investimento necessário é o de tecnologia com funcionalidades que otimizam tarefas, registram informações, reduzem processos manuais, entre outras vantagens. Já faz tempo que o digital está presente em nossa rotina e continua a evoluir, com novas soluções que ajudam pessoas e empresas. Ter a tecnologia como aliada para otimizar, automatizar e organizar algumas tarefas é essencial. 

O que é ERP? 

ERP é uma solução aplicável e necessária para uma empresa. O nome vem de Enterprise Resource Planning, em português é conhecido como Sistema de Gestão Integrada. Ele possui a finalidade de integrar e organizar o fluxo de informações de uma empresa através de recursos de gestão.  

Em um único sistema, a empresa tem agrupado soluções para departamentos diferentes que em conjunto geram dados relevantes para tomadas de decisões, além de facilitar o dia a dia. O sistema tem diversas funcionalidades que podem abranger: compras e vendas, RH, fiscal, financeiro, logística e mais. 

Algumas funcionalidades  

O Sistema ERP pode ser personalizado de acordo com cada necessidade. Existem diversas opções no mercado, algumas especializadas em cada segmento para oferecer soluções específicas. Veja algumas possibilidades: 

  • Controle de entrada e saída de mercadoria registrados digitalmente 
  • Cadastros de clientes, produtos e fornecedor facilitado 
  • Acompanhamento de movimentações de estoque, rastreabilidade 
  • Armazenamento em nuvem de informações, documentos e registros no sistema 
  • Cálculo de pagamentos, comissões e impostos 
  • Integração com outros sistemas e plataformas, como Whatsapp, Ecommerce, Sistemas Contábeis e outros. 

Quais são os principais ganhos? 

As informações registradas no digital permitem rápida consulta, sem precisar cruzar manualmente alguns dados da empresa. Aliás, é possível criar relatórios práticos e customizados conforme a realidade da sua empresa. As informações de departamentos diferentes garantem visão mais ampla dos resultados e abre possibilidade para tomadas de decisão mais efetivas.  

Processos manuais acarretam erros e prejuízos, como a falta de um documento, erro de digitação, análise demorada de informações. O sistema ERP automatiza e digitaliza processos para dar tempo, segurança e produtividade para os departamentos. 

Por fim, a segurança de informação. Além de ter a garantia de processos unificados em um único sistema, a coleta de dados é segura, com acesso controlado pela empresa e armazenamento em nuvem. 

Quem pode ter um Sistema ERP? 

Qualquer empresa com interesse em ter as informações unificadas para facilitar o trabalho. Independente de tamanho, segmento, produto e serviço.  

Como escolher um Sistema de gestão? 

Pesquise e busca um sistema que corresponda com a realidade da sua empresa. Atualmente existem diversas opções no mercado, mas preste atenção em: 

  • Funcionalidades oferecidas para contemplar as tarefas da sua empresa 
  • Suporte personalizado para tirar dúvidas, ajudar com melhorias de uso e te dar segurança 
  • Treinamento para uso e implementação para funcionamento adequado  
  • Personalização para seu segmento 

O SisMoura tem funcionalidades que automatizam e facilitam o dia a dia de cada empresa, considerando suas particularidades de negócio, com soluções para setor de alimentação, educação, pet, construção, entre outros.  

Outros posts