9 Dicas Infalíveis para fidelizar clientes em seu posto de combustível

Está perdendo clientes para seus concorrentes e não sabe mais o que fazer para os fidelizar? Confira nossas dicas para tornar seus clientes verdadeiros parceiros de seu negócio – a última é revolucionária!

O primeiro passo para fidelizar seus clientes é saber quem eles são. O que eles consomem? Com que frequência vão ao seu estabelecimento? Quais não voltam? Ter uma ideia dos interesses e da taxa de retorno é um excelente começo.

Também é importante saber o porquê dos que já voltam. Eles moram no bairro? Ou existe um produto específico pelo qual eles voltam? Fazer esse levantamento inicial é o que vai te guiar para as próximas dicas de fidelização dos clientes em seu posto de combustível.

Dicas eficazes para fidelizar clientes em seu posto de combustível

1. Tenha um cadastro claro, útil e organizado dos clientes.

O primeiro passo para fidelizar seus clientes é cadastrá-los. Com um cadastro simples, você consegue controlar quais são as principais demandas de seus clientes. Com os dados coletados, é possível saber quais produtos e serviços oferecer e com qual periodicidade. Organize esse cadastro da melhor forma possível, pois ele é primordial para o sucesso da fidelização.

Um sistema de gestão como o da POSTOMOURA é uma boa dica para ter esse processo automatizado. Os dados são a chave para o sucesso de diversos empreendimentos. Em seu posto, não é diferente. Saiba quando oferecer uma lavagem, uma troca de óleo ou outros produtos que seus clientes peçam de acordo com o cadastro deles.

2. Torne o atendimento seu diferencial

Ter determinados produtos exclusivos e fazer promoções são excelentes formas de se fidelizar um cliente em um posto. Contudo, isso é o mínimo. O diferencial de seu posto deve ser seu atendimento. Isso porque, por vezes, o cliente sabe o que quer e nem mesmo desce do carro. Assim, um atendimento de qualidade é a chave do sucesso. 

Treine seus colaboradores. Eles devem conhecer bem os produtos, o mercado, as opções e os preços do que está vendendo. Além disso, um tratamento personalizado é fundamental. Eles devem ter acesso ao cadastro que vocês criaram, de preferência por meio de um sistema completo como o da POSTOMOURA. Dessa forma, o colaborador terá acessível as preferências e informações do cliente assim que começar a atendê-lo.

Um atendimento personalizado, cordial e especializado traz sucesso para qualquer negócio. Treine seus colaboradores não só com informações técnicas sobre os produtos, mas também com speechs e técnicas de atendimento que deem personalidade ao seu estabelecimento. Forneça as ferramentas necessárias para que seus colaboradores atendam seus clientes com perfeição.

Além disso, o colaborador pode surpreender. Em um dia de calor, porque não oferecer uma água? Oferecer óleo e gasolina é o comum de todo posto, mas perceber demandas do momento é um diferencial que poucos têm a sutileza de alcançar.

3. Ouvir é essencial.

Com os dados do cliente, você pode oferecer produtos com base em suas preferências e hábitos. Contudo, é preciso estar atento a quem está no carro para que não seja algo forçado. Observe o cliente, escute-o e entenda suas necessidades, ainda que seja um atendimento rápido. Preste atenção não apenas ao motorista, mas também a quem está com ele. Um doce pode mudar a experiência de quem está com criança, por exemplo.

4. Fácil Acesso

A entrada e a saída devem estar bem sinalizadas e com espaço suficiente para manobras. Da mesma forma, a direção em que o motorista pode circular, onde ele pode parar para ir à conveniência, caso queira, quais os tipos de combustíveis e valores devem estar muito claro.

5. Um serviço ágil e prático

O motorista dificilmente quer ficar mais tempo em um posto. Especialmente se ele só está indo abastecer, é importante que o processo seja simples e ágil. 

Um bom sistema para seu posto pode facilitar a identificação do cliente, pagamento e condições. Além disso, os profissionais devem estar bem treinados para fazer o serviço de forma rápida.

6. Opções flexíveis de pagamentos

Procure aceitar o máximo de métodos possíveis. Atualize sua conta com o novo Pix, tenha opções de pagamento para diversos cartões e bandeiras, e esteja pronto para pagamentos por meio de aplicativos com QR Code. 

Pode parecer um desafio, mas com um ambiente organizado e colaboradores treinados, você conseguirá ter o máximo de métodos de pagamentos, facilitando a vida de seu cliente. Além disso, máquinas sem fio são um excelente investimento para o seu posto. Elas tornarão mais rápido e cômodo o pagamento dentro do carro.

7. Promoções

Outra forma de manter seus clientes interessados em seu posto é fazer promoções periódicas. Isso inclui promoções nos valores dos produtos e também sorteios, prêmios, etc. Mantenha o seu posto atrativo!

8. Programas de fidelidade

Pode parecer óbvio, mas programas de fidelidade são excelentes para se manter clientes. Ainda assim, muitos postos não os têm. Tenha programas de fidelidade para que o cliente volte mais vezes, oferecendo algum tipo de benefício por comprar em seu posto um determinado número de vezes. 

Outra forma de programa de fidelidade é ter preços individualizados para clientes frequentes, utilizando os dados de seu sistema para controlar os preços e condições dos clientes. Eles se sentirão únicos em seu posto!

9. Tenha um sistema eficiente para gerir as mudanças

Você pode ter um sistema próprio funcional, mas um sistema que te ajuda a gerenciar todas essas informações e serviços vai facilitar bastante o seu trabalho. 

Um sistema como o POSTOMOURA permite a gestão de promoções e preços individuais, cadastro dos clientes com todas as informações necessárias e fácil acesso dos colaboradores, além de controle de produtividade do frentista, automação das bombas e diversos outros benefícios.

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