Entenda o que são Gatilhos Mentais e como usá-los

Alavancar as vendas de seu software está sendo um desafio? Descubra como os gatilhos mentais podem ajudá-lo.

O que são gatilhos mentais?

Quem trabalha com marketing ou está tentando impulsionar suas vendas com certeza já ouviu falar em gatilhos mentais. Eles são fundamentais para diferenciar sua empresa e atrair o cliente. Mas afinal, o que são gatilhos mentais?

Gatilhos mentais são estímulos que fazem com que você aja de determinada maneira. É como se, ao ter contato com eles, uma engrenagem fosse ativada no cérebro para direcioná-lo de determinada maneira.

O desafio é descobrir os estímulos e motivações que levam o seu público-alvo à ação, ou seja, para comprar seu produto ou serviço. Especialmente no mundo dos softwares, em que novas opções surgem diariamente, é preciso utilizar todas as ferramentas possíveis para se diferenciar. 

Os gatilhos podem ser ativados através dos sentidos (visão, olfato, audição, tato e paladar). A combinação perfeita desses gatilhos induzirá seu público à compra.

Como usar os gatilhos mentais

Apesar de se pensar inicialmente em frases-chave, há diversas formas de se usar gatilhos mentais. Conheça abaixo alguns princípios que vão ajudar sua empresa a conduzir seus clientes para a ação.

1. Estabeleça reciprocidade

Quando alguém te dá um presente sem você pedir, sem ocasião especial, você não sente vontade de retribuir a gentileza? Utilizar esse sentimento de reciprocidade é um dos princípios para um gatilho mental.

Essa é uma estratégia muito utilizada hoje em dia, em especial em fórmulas de lançamento. A reciprocidade é um dos princípios básicos em que você dá algo a seu cliente e, posteriormente, ele se sentirá inclinado a comprar os seus produtos ou serviços em troca. Essa é uma excelente forma de conseguir mais vendas para seus softwares, pois oferecer algo gratuitamente atrairá clientes para a compra de seu produto.

Bons exemplos de reciprocidade são sites em que são oferecidos vídeos ou e-books gratuitos sobre o assunto. Fazer um período de teste ou obter amostras grátis são excelentes formas de explorar o princípio da reciprocidade. Também pode ser trabalhado esse princípio com o uso de brindes em seus produtos.

2. Demonstre autoridade

Posicione-se como líder de mercado. Demonstre confiança e confiabilidade para que seu público sinta que você é o melhor da sua área. Uma das principais ferramentas para demonstrar autoridade é o marketing de conteúdo.

Além de demonstrar conhecimento na área e prestar informações que cativam seu público, também é possível informar o seu público-alvo sobre seus produtos e serviços, como utilizá-los e tirar o melhor benefício deles.

Outra forma de se demonstrar autoridade é ter um especialista na área que faça parte da equipe ou que aprove o produto. Treine sua equipe ou tenha parcerias sólidas para conseguir demonstrar autoridade em seu software.

3. Prova social

Esse é um princípio que trabalha muito o desejo do cliente. Ele exige que se mostre que o produto ou serviço é popular, que é desejado pelo público, em especial por pessoas influentes. Ser o mais vendido, o melhor avaliado ou mais popular em determinado círculo são formas de se explorar o princípio da prova social.

Muitos sites deixam em evidência os comentários de quem consome seus produtos e serviços como uma forma de utilizar o princípio da prova social, e muitos clientes buscam comentários para saber o que as pessoas estão falando sobre a empresa.

Por isso, tenha um bom portfólio com bons produtos para que seu software seja bem avaliado e você consiga usar o princípio da prova social em suas vendas.

4. Ofereça novidade

Quem não ama novidade? Expor produtos novos, conteúdo exclusivo ou mais abrangente são formas de explorar a curiosidade e o anseio das pessoas por produtos novos.

Seu negócio terá mais chances de manter o interesse dos clientes se tiver novidades periódicas. Outra dica é oferecer a antecipação de produtos.

Trailers, contagem regressiva e prévias são formas de explorar ainda mais as novidades que você tenha a oferecer. Em se tratando de softwares, tenha atualizações e as anuncie para que seus clientes sigam interessados.

5. Princípio da escassez e da urgência

Ativar a sensação de risco de perder uma oportunidade é uma excelente forma de criar um gatilho mental.

Essa é uma excelente estratégia, pois colocar seus produtos como algo com limite de venda – seja por quantidade ou prazo – deixará seus clientes em estado de alerta e com mais chances de comprar.

Também deve-se demonstrar que o interesse nesses produtos ou serviço é alto, justificando-se, assim, a escassez ou a urgência da venda.

Dicas para utilizar melhor os gatilhos mentais

●    Não conte com gatilhos prontos. Alguns deles podem até funcionar, mas as pessoas já estão cansadas de mais do mesmo. Seja criativo!

●    Use histórias (storytelling) para atrair clientes. As pessoas estarão mais interessadas em seu produto se você atiçar a curiosidade delas para ler sobre uma narrativa.

●    Tenha limites. Utilizar gatilhos mentais em excesso fará com que a pessoa pense que você não tem nada a oferecer, de fato. Além disso, se você usou gatilhos mentais para que a pessoa comprasse por impulso, você deve ter um produto ou serviço condizente com o que ofereceu. Não adianta dizer que é o melhor do mercado e fornecer um produto ou serviço ruim. Existem vários sites em que os clientes compartilham experiências, e oferecer mais do que você pode cumprir só vai desacreditar a imagem de sua empresa.

Parceria JN Moura: facilite as suas soluções de marketing

Todas essas dicas ajudarão sua empresa a impulsionar suas vendas. Contudo, todo mundo está aprendendo isso. Se sua empresa ainda não os utiliza, ela precisa aprender a aplicar os gatilhos de uma forma rápida.

Usar gatilhos mentais de forma adequada pode ser um desafio, mas com a parceria certa você pode fazer muito mais e muito mais rápido. Com o programa de parceria JN Moura, você terá treinamentos que lhe garantirão autoridade na área.

Além disso, as soluções que você oferece a seu cliente poderão ser diversificadas, tornando seu portfólio muito mais diverso e completo para que você possa oferecer novidades para seus clientes.

Com o programa de parcerias, você recebe indicações de clientes e retorno em comissões por cada revenda. O programa de soluções da JN Moura tem produtos específicos para diversas áreas.

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