Otimize a produtividade em seu restaurante

Descubra formas de aumentar a produtividade de seu restaurante com as melhores práticas de mercado agora mesmo.

Se você tem um restaurante, conhece os desafios de atender bem, com qualidade e rapidez. Os clientes estão cada vez mais exigentes, e você precisa superar as expectativas deles se quiser se manter no mercado. Como, então, aumentar a produtividade em seu restaurante?

Apesar de a criatividade ser uma excelente ferramenta, existem alguns passos que podem ajudá-lo a aumentar a produtividade de uma forma sistemática e eficaz. Confira nossas dicas.

Conheça seu restaurante

Faça um período de levantamento de informações sobre seu restaurante. Da parte financeira e administrativa, do tempo de atendimento das mesas, da produtividade da cozinha e dos garçons, de tudo o que seja possível. Tente levantar também um feedback de seus clientes, sobretudo os habitués, para com todas essas informações tentar entender quais são os seus pontos fortes e os seus pontos fracos. 

Planejamento

Com esse levantamento de informações em mãos, é hora de planejar as mudanças. Você pode fazer um levantamento das práticas de mercado e até um benchmarking com outros restaurantes para saber o que eles estão fazendo de inovador. 

Passos úteis para aumentar a produtividade e otimizar o tempo:

  • Reorganize a cozinha e o salão de forma que tudo seja prático, acessível e tome o menor tempo possível para ser feito e buscado.
  • Crie indicadores de performance para ter um objetivo e, portanto, parâmetros de desempenho e incentivos à motivação.

Layout da cozinha

Já parou para pensar em como o layout da cozinha pode impactar na produtividade? O layout deve se adequar ao tipo de serviço que você está prestando. O layout de um fast food é bem diferente do layout de um restaurante a la carte, que por sua vez também tem diferenças do formato de um serviço de buffet.

A sua cozinha deve se ajustar de modo que quem for preparar os alimentos consiga ter acesso aos itens de forma organizada, que faça sentido tanto na ordem de preparação das receitas quanto na ordem de entrega ao cliente. Seguir as normas da ANVISA também ajuda a manter o ambiente adequado, organizado e a otimizar o seu restaurante.

Otimizando o tempo com equipamentos

Equipamentos como lava-louças, processadores de alimentos, fornos com timers podem otimizar a qualidade de sua cozinha e diminuir o tempo de preparo e entrega ao cliente. Há vários itens incríveis que podem otimizar o processo, reduzir o tempo e facilitar o trabalho dos colaboradores da cozinha e do salão. 

Manter itens e equipamentos em lugares determinados facilitam a memorização e agilizam os processos. 

Autoatendimento ou tecnologias que facilitem os procedimentos do restaurante

Uma das formas de otimizar a produtividade em seu restaurante é ter tecnologias de autoatendimento ou sistemas que facilitem o lançamento de produtos para cozinha, sua cobrança e atualização. 

A JN MOURA possui um sistema ERP para restaurantes que pode facilitar muito o aumento de produtividade em seu restaurante. Isso porque, com a possibilidade de pedir diretamente no tablet com lançamento na cozinha, o cliente já não precisa esperar um garçom livre para atendê-lo. 

Ademais, o cliente também não precisará ficar esperando a confirmação de itens faltantes, pois o cardápio pode ser alterado em tempo real e estar sempre atualizado.

Layout do salão

Assim como a cozinha, o salão deve ter um layout inteligente. Um salão bem organizado em que os garçons possam transitar livremente em harmonia com os clientes facilita muito o trabalho, agiliza as entregas e aumenta a produtividade.

Para isso, fique atento ao tamanho, ao formato e à disposição dos móveis para que estejam de acordo com o tamanho do salão e permitam seu melhor aproveitamento.

Tenha um sistema de organização de processos

Os processos precisam estar organizados para que você saiba os pedidos que estão chegando, quais já foram entregues, e em quanto tempo isso está acontecendo. 

Certifique-se de que os colaboradores saibam organizar os processos, registrá-los e de que tenham ferramentas para mantê-los no melhor fluxo possível.

Indicadores de performance

Durante a etapa de planejamento, você criou indicadores de performance. Agora que você já está implementando as mudanças, tenha tecnologias para acompanhar o tempo que é despendido na produção dos pratos, a produtividade de cada colaborador, o comportamento dos clientes (tempo de permanência, gastos, preferências). 

Assim, você conseguirá manter o nível de qualidade e de produtividade e, se surgirem problemas, você saberá por onde começar a procurar as causas.

Por que otimizar o tempo é tão importante para aumentar a produtividade na cozinha?

Você já deve estar cansado de ouvir que tempo é dinheiro. Mas é exatamente nisso que você deve pensar quando quiser aumentar a produtividade de seu restaurante. Quanto mais otimizado o seu tempo, mais rápido você vai conseguir atender o seu cliente, satisfazendo suas expectativas e criando a oportunidade de produzir mais coisas. 

A gestão de tempo em restaurantes depende de organização na cozinha e no salão, com regras e processos claros e bem estabelecidos. Ela é fundamental para aumentar a produtividade. 

Se a cozinha leva muito tempo para preparar um prato, pode ser sinal de desorganização, falta de equipamentos e falta de treinamento. Os clientes ficarão insatisfeitos com a demora, podem cancelar o pedido, havendo perdas financeiras, além de impedir que novos clientes usufruam do restaurante enquanto os outros esperam. Já quando a demora está no salão, pode ser um sinal de falta de treinamento dos colaboradores, falta de espaço ou material adequado para trabalhar e atender, ou mesmo falta de tecnologia para melhor atender os clientes.

Isso mesmo. Tecnologia. Os softwares de gestão já são diversos e super importantes para manter o seu negócio produtivo. Seja para gerir mesas, cardápios, reservas ou pedidos, inserir tecnologia em seu restaurante é fundamental para aumentar sua produtividade. O uso de tecnologias de gestão garantem um impacto imensurável na produtividade do restaurante, com melhoria na gestão de tempo, tarefas e processos, e com aumento de qualidade no serviço do restaurante. 

A JN MOURA possui uma solução ERP para restaurantes na qual é possível:

  • Buscar produtos por código
  • Fazer os pedidos em tablets e mandar direto para a cozinha
  • Ter um sistema de comandas
  • Ter um mapa das mesas 
  • Alterar o cardápio em tempo real
  • E muito mais.

Dê um choque de tecnologia em seu restaurante com as soluções da JN MOURA e destaque-se no mercado. Clique aqui e solicite uma demonstração gratuita do CARDAPIOMOURA!

Outros posts