Crescimento do mercado farmacêutico no Brasil 

Segundo a previsão da consultoria Close-up International, o setor farmacêutico está com uma projeção de crescimento de 15% no ano de 2022. Mesmo que para este ano as previsões sejam cautelosas, devido a alta da inflação e o período eleitoral, o mercado está otimista. 

A aposta é que as farmácias invistam em inovação neste ano de 2022. Com o atenuamento da pandemia e retorno à normalidade, é esperado que os PDVs voltem a ter relevância. Mas mesmo com a queda dos deliverys, a tendência é que este formato se mantenha relevante e cresça até 15%. Então, é importante não descuidar deste serviço para conseguir atender os clientes que se acostumaram a usufruir desta possibilidade. 

Segundo a Febrafar (Federação Brasileira das Redes e Independentes de Farmácias), é estimado que tenham atualmente mais de 85 mil farmácias espalhadas por todo o Brasil. E já que é um grande número de lojas com a possibilidade de vender o mesmo produto, o ideal é se diferenciar dos concorrentes investindo na experiência do usuário.  

Ainda com relação aos dados da consultoria, existe uma expectativa de que produtos como protetores solares, skincare e produtos de beleza tenham um grande volume de vendas neste ano. Ainda há uma previsão de que os medicamentos de inverno façam parte da lista dos “mais vendidos” já que a sazonalidade de vendas desta categoria se mantém forte entre março e setembro. 

Tendências para ficar de olho em 2022: 

Ampliação de serviços oferecidos 

Além de oferecer produtos de bem-estar e medicamentos, as farmácias têm inovado ao oferecer serviços clínicos, testes rápidos de Covid-19, aplicação de vacinas, testes de glicemia e aferição de pressão arterial. 

Mais possibilidades nas formas de pagamento 

Com a consolidação do Pix como um dos meios de pagamento preferidos pelos brasileiros, o setor farmacêutico tem incorporado essa forma para oferecer mais praticidade aos clientes. Além disso, algumas redes têm apostado em tecnologias de cashback ou programa de pontos para fidelização dos consumidores.  

Ações de CRM 

A sigla CRM  se refere a Customer Relationship Management, ou seja, Gestão de Relacionamento com o cliente. Atualmente diversos softwares de gestão permitem que as lojas cadastrem os clientes e consigam mapear seu comportamento de consumo. Esses dados são essenciais para oferecer promoções ou ofertas personalizadas e compreender melhor a jornada de compra de cada tipo de cliente.  

Os softwares de CRM são um excelente aliado aos varejistas, pois fornecem dados estratégicos essenciais para uma tomada de decisão inteligente e assertiva. O Farmoura é um dos ERPs que possuem CRM integrado, além de contar com diversos outros serviços essenciais para a gestão da sua farmácia como: bulário, gerador de SNGPC, atualização de preços dos medicamentos segundo orientações do ABC Farma, descontos de convênio e controle de manipulados. 

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