Controle o seu Estoque com RFID

Você já ouviu falar em tecnologia RFID? Caso não conheça, não se preocupe, nós te explicamos! A sigla, vem do inglês e significa Radio Frequency Identification (em tradução livre, Identificação por Radiofrequência). É um sistema de captura de dados por meio da frequência de um sinal de rádio para realizar alguma tarefa.

Mas você deve estar se perguntando: como esta tecnologia está impactando positivamente na área de gerenciamento de estoque e logística de grandes empresas?

Atualmente existem etiquetas RFID que possuem uma infinidade de aplicações em diferentes setores. Em lojas, elas podem ser ótimas aliadas contra roubos de mercadorias, pois podem disparar um alerta caso alguém passe com ela próximo de um sensor antes de efetuar a compra. Em aeroportos podem facilitar no despacho de malas para os diversos destinos e em estoques podem ajudar no controle de mercadorias e localização de cargas. 

Otimização da logística em empresas

A tecnologia RFID é essencial no processo de logística das companhias. As etiquetas RFID ajudam a monitorar toda a cadeia de suprimentos, já que facilita o inventário e gerenciamento de estoque. 

As etiquetas RFID são colocadas no carregamento, embalagem ou diretamente nos produtos. Por sua vez, as etiquetas possuem um chip que carrega todas as informações referentes àquela mercadoria. Então, os dados de várias etiquetas podem ser lidos simultaneamente, sem a necessidade de aproximá-las de algum leitor ou scanner, já que sua leitura é realizada por meio da emissão de sinais de rádio.

Com a tecnologia RFID é possível alimentar seu banco de dados com todas as informações do carregamento recebido, sem a necessidade de cadastrar cada cada item manualmente. Todo o cadastramento e controle das informações acontece de maneira automática e instantânea, otimizando a gestão logística da empresa.

Tipos de etiquetas RFID 

Atualmente existem dois tipos de etiquetas RFID: passivas e ativas.

A função da etiqueta passiva é somente receber o sinal enviado pela base transmissora e responder a este sinal. Logo, esse tipo de etiquetas serve somente para controle de produtos e estoque. Já as etiquetas ativas possuem uma bateria capaz de emitir sinais de forma independente. Com o envio de sinal das etiquetas ativas é possível identificar a localização de uma mercadoria ou carregamento em tempo real. Este segundo tipo de etiquetas é muito utilizado por transportadoras para controlar o envio e recebimento de cargas. 

Vantagens da tecnologia RFID

  • Armazenamento, envio e leitura dos dados à distância e em massa;
  • Leitura dos itens sem a necessidade de estar próximo da leitora ou em contato visual para poder reconhecer dados;
  • Maior durabilidade das etiquetas, sendo possível a sua reutilização;
  • Praticidade na contagem do estoque, que mantém os inventários de ativos sempre atualizados em tempo real;
  • Velocidade na expedição e precisão nas informações de armazenamento;
  • Controle da localização dos itens durante o processo de busca;
  • Prevenção de furtos e mercadorias falsificadas;
  • Redução de custos com mão de obra e melhor uso do tempo dos seus funcionários.

Você acha que o RFID pode ajudar a melhorar os processos da sua empresa? Entre em contato com a gente. O RFID Moura é a solução para automatizar o controle de inventário e ativos da sua empresa com excelência. Fale agora mesmo com nossos especialistas!

Outros posts