Conheça as vantagens de oferecer um programa de fidelidade em farmácias e drogarias e saiba como implementá-lo em seu negócio.

A quantidade de estabelecimentos farmacêuticos em conjunto com a guerra de preços implicam em uma competitividade acirrada nesse segmento de mercado. Diante disso, é preciso que os empreendedores façam uso de todos os artifícios que possam contribuir para conquistar a preferência do consumidor e, consequentemente, proporcionar maior lucratividade à empresa.

No propósito de ajudar o nosso público a alcançar mais rapidamente o sucesso que desejam, estudamos o mercado e trouxemos a estratégia ideal aumentar as vendas recorrentes, o consumo médio dos clientes e a taxa de fidelização.

Estamos falando do Programa de Fidelidade!

Trata-se de uma ação que você pode iniciar ainda hoje para gerar uma sensação de ganho no cliente, incentivar o consumo e maximizar o faturamento da farmácia.

Continue conosco, conheça todas as vantagens e como implementar esse programa no seu estabelecimento!

Programa de Fidelidade no Mercado Farmacêutico

O consumo de medicamentos no Brasil tem aumentado a cada ano que passa. Segundo pesquisas, houve um aumento de cerca de 42% nos últimos cinco anos. O que mostra a necessidade do consumidor de adquirir os medicamentos com mais facilidade, uma vez que, quanto maior for a busca por esses produtos, maior deve ser a simplicidade disponibilizada pelo mercado farmacêutico para que os clientes encontrem rapidamente o que procuram e para o bem comum da população.

Por esse motivo, assim como em muitos outros segmentos, implantar um programa de fidelidade para clientes em sua farmácia ou drogaria proporcionará benefícios para todos os envolvidos. Por um lado, o estabelecimento faturará ainda mais com a recorrência das visitas dos seus fiéis clientes. Por outro lado, o cliente tem a vantagem de fazer as suas compras mensais e usufruir de descontos personalizados.

Além do mais, ao implementar o programa fidelidade para clientes, a sua farmácia torna-se referência, pois os consumidores passam a frequentar e recomendar o seu estabelecimento.

Os clientes precisam conhecer os benefícios

Os clientes que fazem uso de medicamentos contínuos tendem a dar preferência para os estabelecimentos que oferecem algum tipo de benefício ao cliente, como descontos e programas de fidelidade. Afinal, manter o uso de remédios é, consideravelmente, bem custoso, fazendo com que o consumidor acabe criando uma determinada “dependência” do seu local de compra.

Dessa forma, é muito importante manter os clientes atualizados sobre as promoções realizadas em sua farmácia. Para realizar esse controle, é aconselhável manter um cadastro de clientes, no qual você pode encontrar todas as informações das compras de determinado consumidor, como por exemplo, quais os medicamentos mais procurados e a recorrência das compras. Assim, você consegue contactar o seu cliente e compartilhar as ofertas. 

A notificação agendada, que informa o cliente sobre o momento de reabastecer sua cartela de medicamentos, é uma excelente forma de agregar valor à sua drogaria. Essa técnica de marketing fortalece o relacionamento com o cliente. Fazendo com que ele se sinta importante, lembrado. Além do mais, a maioria dos consumidores têm uma rotina extremamente corrida e lembrá-los periodicamente de seus compromissos com a saúde é uma forma de cuidado com o próximo.

Como implantar um Programa de Fidelidade

Para iniciar um programa de fidelidade em sua farmácia ou drogaria, é preciso investir em uma boa relação com o cliente, no propósito de cativá-lo e torná-lo fiel, de forma que ele retorne periodicamente na certeza de que o seu estabelecimento possui o medicamento que procura e o atendimento que merece.

O sucesso da implantação do programa dependerá de um controle efetivo sobre as compras de cada cliente, pois a depender do valor gasto e do produto adquirido, será gerada uma pontuação que futuramente será convertida em vantagens para o cliente.

Com isso, toda vez que surgir a necessidade de comprar um medicamento ou outros itens disponibilizados em farmácias, dará preferência para o seu estabelecimento, na certeza de que o dinheiro gasto retornará em alguma forma de benefício.   

Assim, preze pela qualidade e diversidade de seus produtos. Os itens de higiene, cosméticos e perfumaria são complementares para a saúde do consumidor e contribuem significativamente para o faturamento do negócio. A união desses fatores faz com que o cliente enxergue além dos preços, o valor agregado de todo o mix de produtos que compõem a sua loja.

Como obter sucesso nas vendas

Para obter sucesso diante de tudo isso que citamos, é importante que você, gestor, esteja sempre atento em proporcionar o melhor ambiente de compras para seus clientes. Tudo isso vai desde a fachada da sua farmácia, até o ambiente interno, com seus vendedores e produtos.

Invista em um visual moderno, aconchegante, claro e limpo (o famoso clean). Tudo isso contribui para que o consumidor se sinta mais à vontade para realizar as compras. Afinal, ninguém gosta de entrar em um ambiente pouco atrativo e bagunçado.

Capacite seus colaboradores para um atendimento de excelência, para que sua equipe esteja preparada para encantar o cliente, com a compreensão certeira da necessidade do cliente e a oferta do produto adequado.

É importante que os farmacêuticos e vendedores estejam alinhados e atentos à forma como lidam com o consumidor, pois o atendimento profissional é um fator crucial para o retorno do cliente ao local.

Como funciona o programa de fidelidade com o FARMOURA

Implantar um programa de fidelidade é muito mais fácil com um sistema de gestão. Você pode aplicar os descontos a uma série de produtos sem a necessidade de detalhar cada item. Pode selecionar uma linha de produtos, estabelecer descontos progressivos e usar a criatividade para montar combos promocionais conforme o perfil de consumo de seus clientes.

Uma vantagem prática de utilizar o FARMOURA é a distribuição de pontos de fidelidade de acordo com cada compra, ao atingir determinada pontuação, o cliente pode optar por descontos ou brindes. É realmente uma estratégia incrível para fidelizar sua clientela!

Outro grande diferencial do nosso sistema é a agilidade que proporcionamos para realizar as funções de registro de informações, tanto para o cadastro de clientes, quanto para o cadastro de medicamentos. Pode-se até mesmo averiguar quais são os produtos mais consumidos, para que, em um próximo pedido, você adeque a quantidade necessária!

É possível, também, verificar quais são os medicamentos próximos de vencer e, realizar uma ação estratégica para incentivar a saída desses produtos e evitar perdas em seu estoque.  

Conheça algumas outras funcionalidades:

Ø Bulário: nele, permitimos o acesso à bula de qualquer medicamento cadastrado, a qualquer momento. Isso garante para o cliente informações que você pode oferecer, quanto ao remédio que está sendo comercializado no momento.

Ø ABC Farma: o sistema atualiza os preços dos medicamentos constantemente, seguindo as orientações do ABC Farma.

Ø Crediário: controle total das vendas realizadas com crediários!

Tudo isso e muito mais é FARMOURA!

Somos os primeiros no segmento de ERP para farmácias! Nós, estamos dispostos a fazer com que a sua rede de drogarias e farmácias seja a melhor, em todos os sentidos! Dificuldades para gerir o seu negócio, nunca mais!

Clientes felizes, você feliz! Você feliz, nós extremamente realizados!

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