Checklist para gestão da sua Black Friday no Varejo

Todo ano somos impactados pela Black Friday. A data é tão marcante que já se expandiu da sexta-feira para promoções na semana e até no mês todo de novembro. Portanto, é importante que a sua empresa esteja preparada para o impacto que a data oferece. 


Você pode ter a melhor campanha e estratégias de vendas, mas também precisa olhar para o interno. Como está o gerenciamento de estoque? Você tem controle de lucro e gastos? Seus documentos fiscais estão em ordem? A logística está preparada?

Essas e outras questões são fundamentais para data. Continue a leitura para ver o checklist de gestão empresarial para a Black Friday.

Gestão de compras e vendas

O controle de compra e venda precisa estar alinhado com sua estratégia para a data. Análise do estoque, quantidade de produtos, expectativa de vendas para a data, controle de trocas de mercadoria, fornecedores, entre outros.

Ter essas informações integradas garante a entrada e saída de produtos para que a entrega não seja prejudicada, além de evitar problema de recebimento com fornecedores e não ter custos a mais com compras indevidas.

Gestão de atendimento

A sua oferta pode ser incrível, mas a experiência do cliente com sua Black Friday não será boa se a sua empresa não tiver gestão de atendimento, seja presencial ou digital.

Para isso, entenda qual é a melhor maneira de atender seu cliente para que toda a experiência de conhecer sua marca, escolher o produto e decidir pela compra seja incrível. Contemple o pós-venda, considerando como será o atendimento de suporte, envio de novos descontos, promoções ou outras estratégias relacionadas. 

Entenda quais são os melhores canais para esse atendimento e o que você precisa para atender. Como ter um sistema de cadastro prático, agendamento (se for necessário), envio automático de mensagem de compra efetuada para clientes e outras automações úteis.

Se a sua empresa vende online, como Whatsapp ou ecommerce, além da loja física, é importante que tenha um sistema integrando as informações do digital com a loja presencial.

Gestão financeira e fiscal 

Alinhado com todos os fatores anteriores, a gestão financeira é um ponto fundamental para a saúde da empresa em épocas sazonais como a Black Friday.

Com o controle e as informações integradas de compra, venda, estoque, atendimento e outros, é possível gerar relatórios e visualizar os resultados da ação. Fazer o controle de pagamentos com precisão, ter todas as notas emitidas e de compra para as obrigações fiscais e análises de lucro e gastos.

Todos esses pontos de gestão podem ser solucionados com um Sistema Integrado de Gestão Empresarial, o ERP, que interliga os dados e processos da empresa em um único sistema.

O Sistema JN Moura é um ERP que oferece ferramentas administrativas para lojas do varejo em geral, trazendo agilidade na gestão e no atendimento com tecnologias de ponta. Além de facilitar as tarefas administrativas e organizar o financeiro, o ERP oferece integração com atendimento, venda online, agendamento, cadastro, entre outros recursos.

Outros posts