9 mandamentos para uma gestão eficaz em sua padaria.

Uma boa gestão envolve inúmeros fatores, que devem ser aplicados de maneira correta, para alcançar os resultados esperados e isso vale para qualquer segmento comercial.

Conversaremos, neste artigo, sobre o ramo alimentício, onde o conceito sobre padaria tem se tornado cada vez mais abrangente, não apenas como no modo convencional do segmento, mas agora em um modo inovador, vendendo muito mais do que apenas o pão francês tradicional, estendendo-se a integrar a confeitaria com serviços de restaurante, no mesmo estabelecimento.

Para que a sua padaria esteja preparada para alcançar essa e outras inovações, confira abaixo 9 mandamentos essenciais para manter um bom gerenciamento, em prol do sucesso do seu negócio.

Tenha um bom plano de negócios

Realizar o planejamento de sua padaria é fundamental, independente do seu porte. Um planejamento de negócio, não deve ser feito apenas antes de abrir o seu negócio, mas sim, durante toda a sua gestão, pois, com o passar do tempo, mudanças naturalmente acontecem, novos cenários vão surgindo e, por isso, o seu plano de negócio deve estar sempre em constante adaptação.

Com um bom planejamento bem definido, você terá maior capacidade para tomar decisões assertivas e diminuir a margem de erros. Isso ajudará, por exemplo, no melhor aproveitamento do tempo, na produção dos alimentos e fará com que a parte financeira não seja impactada de forma negativa.

Entenda como funciona o seu segmento, dentro do mercado

O mercado alimentício varia de acordo com cada região do país, pelo simples fato de que os consumidores possuem comportamentos e hábitos diferentes uns dos outros. Portanto, para traçar metas de forma assertiva, é essencial conhecer os seus concorrentes e fornecedores, a fim de descobrir e entender os fatores que podem trazer resultados positivos e negativos.

Importante lembrar, que é de suma importância manter o foco em seus clientes, estudando seus comportamentos e interesses, que vivem em constante mudança. Trabalhe para sempre atendê-los bem, suprindo suas necessidades e oferecendo algo a mais, destacando-se da concorrência.

Conheça seu público consumidor

Para conseguir destaque no mercado alimentício, é fundamental saber dos interesses do consumidor e o que ele procura. A partir disso, você conseguirá realizar adaptações em sua padaria, com intuito de corresponder às expectativas do cliente, o que, consequentemente, aumentará o seu volume de vendas.

Realize pesquisas com os clientes, observe o comportamento dos mesmos e identifique quais são os produtos mais vendidos e quais são os de baixa venda. Saber o índice de venda dos seus produtos, lhe trará conhecimento sobre o que você não pode deixar faltar em seu estoque, o que deve ser mantido em suas listas de compras e/ou mantido em produção, ou fazer, se necessário, uma substituição de produtos.

Baseado em seu público alvo, pense nos serviços que sua padaria pode oferecer, para tornar a experiência do cliente muito mais prática e confortável. Um bom exemplo seria a introdução do serviço de Delivery, que poderá ajudar o seu consumidor a obter o que procura, de forma mais rápida e fácil e, assim, aumentar o seu alcance de vendas.

Tenha uma gama completa de produtos e serviços

Como mencionado no começo deste artigo, o conceito de padaria tem entrado em constante evolução. O método convencional de atendimento – o básico famoso: pão quentinho e leite – tem ganhado “concorrentes” de audiência dentro das padarias que abriram espaço para novos produtos e serviços. É claro que o básico ainda continua tendo o seu grande valor e fãs assíduos, e não retiramos aqui os méritos das vendas dos alimentos tradicionais de uma padaria! Todavia, o segmento vem diversificando-se e agregando, cada vez mais, inovação em seus produtos e serviços.

Para fazer do seu negócio um estabelecimento competitivo, é preciso acompanhar as tendências e mudanças do segmento. Pensando nisso, surpreenda seu cliente: ofereça produtos além do tradicional; invista em alimentos orgânicos, tendência totalmente atual, muito bem-vista e muito lucrativa para aqueles que apostam no novo. Dessa maneira, a sua padaria conseguirá atender mais de um tipo de público específico.

Nesta mesma linha de inovação, invista em alimentos de cunho saudável, como pães integrais e acompanhamentos leves, produtos vegetarianos e veganos, atendendo ao público que possui restrições alimentares. Tenha, dentre seu mix de produtos, as linhas light e diet e aumente o alcance de novos clientes para a sua padaria.

Tenha bons fornecedores e mantenha a qualidade dos seus produtos

A escolha dos fornecedores para sua padaria, está ligada diretamente à qualidade dos produtos oferecidos. Trata-se de um fator determinante para ótimos resultados em termos de vendas.

Faça uma busca de preços competitivos, sempre atentando-se para que o valor do produto não interfira em sua qualidade. Periodicamente, realize um acompanhamento de sua concorrência direta, e dos produtos que a mesma comercializa. Assim, você poderá saber se os produtos que são oferecidos em sua padaria correspondem com as expectativas de seu consumidor, além de conseguir notar se a sua padaria possui algum diferencial atrativo.

Garanta a qualidade da sua mão de obra

Selecione colaboradores realmente comprometidos e atentos com os objetivos e com a missão de sua padaria, sua cultura, seus valores e que possuam responsabilidade e práticas higiênicas no trabalho. Isso evitará a grande rotatividade de funcionários em seu negócio, fato que prejudica o desempenho do trabalho na empresa.

Promova treinamentos que capacitem seus colaboradores a executarem uma produção e atendimento cada vez melhores. É importante que os mesmos saibam manusear todos os produtos e máquinas disponíveis em sua padaria e estejam preparados para entregar recomendações aos clientes durante o atendimento.

Tenha um bom controle do setor financeiro

Nunca misture suas finanças pessoais com as finanças de sua empresa. Uma dica atrelada a isso, é jamais utilizar o caixa para a compra de itens pessoais. Outra dica, é ter sempre uma boa reserva, com o intuito de manter o caixa positivo, para o caso de imprevistos que podem ocorrer, como quedas das vendas, ou crise econômica.

Crie seus diferenciais

Para obter sucesso, é preciso destacar-se no mercado! Portanto, esteja sempre por dentro do que a concorrência oferece, suas promoções e também seus descontos. Em cima desses aspectos, crie suas próprias ideias, que possam inovar, surpreender o seu consumidor e causar um novo impacto, perante a concorrência.

Aposte em embalagens personalizadas. Desta forma, sua marca terá uma identidade visual própria. Ofereça embalagens de boa qualidade, que possibilitem o carregamento dos alimentos. 

Adote a tendência sustentável, com embalagens que possuam um preço mais baixo, se comparado às outras. Isso mostrará preocupação com o meio ambiente e evidenciará suas práticas ecológicas.

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O CARDAPIOMOURA trabalha com o sistema KDS (gerenciamento de pedidos). O Sistema KDS facilita o atendimento dos clientes de forma completa e abrangente. Com ele, os atendentes de sua padaria conquistarão muito mais autonomia para realizar o atendimento em mesas, fazendo o lançamento e transferências de pedidos, de forma direta para a impressora da cozinha e/ou balcão, onde o pedido será preparado.

O nosso software lhe mostra o horário que o pedido foi realizado, qual será o tempo de preparação e também exibe as mesas que ainda não passaram por atendimento. Nosso sistema aponta também as mesas que estão fechadas ou reservadas, trazendo agilidade e economia de tempo no trabalho dos atendentes da sua padaria.

Acompanhe o desempenho da produção de seus colaboradores e evite a ocorrência de pedidos perdidos, ou incorretos. Com o CARDÁPIOMOURA, o atendimento também pode ser realizado pelo próprio cliente, através de tablets fixos nas mesas, promovendo o autoatendimento, caso seja de sua preferência!

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