Atendimento personalizado ajuda a reter clientes do seu negócio pet

 

O que é atendimento personalizado e como usar ele para ajudar a reter clientes? Entenda um conjunto de técnicas e recursos que podem fazer diferença no seu negócio e contribuir para fidelizar clientes. 

Se você tem Petshop, Clínica Veterinária, Banho e tosa, entre outros setores do mercado pet, esse texto terá exemplos diretos sobre a área, mas não se preocupe, caso você trabalhe em outro setor, as dicas aqui são valiosas para qualquer ramo. 

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET), o Brasil é o terceiro maior país em população total de animais de estimação, com um total de 139,3 milhões de pets, o que demonstra a força potencial do nosso setor na economia brasileira. 

Isso mostra que oportunidades não faltam no mercado pet, o importante é saber como aproveitá-las e fazer o seu negócio alavancar. O primeiro passo para ter um negócio pet de sucesso é conseguir reter clientes, segundo Philip Kotler, um grande consultor de Marketing, “manter um cliente custa 5 a 7 vezes menos do que conquistar um novo”. Confira algumas dicas que temos para você personalizar o atendimento e reter clientes em seu negócio pet

O que é atendimento personalizado? 

Sabe quando você entra em uma loja ou faz alguma compra online, é bem atendido, tem todas as informações que precisa, o processo de compra é tranquilo e o único que sentimento que você tem é de exclusividade? Isso é atendimento personalizado

Atendimento personalizado é um conjunto de técnicas e ações que fazem o cliente se sentir único e especial. Pode ser feito tanto online quanto no presencial, podendo agregar muito valor à empresa. 

Envolve técnicas de comunicação, a forma de tratamento, os canais utilizados para comunicação, os processos da empresa e ações. 

E tudo começa com: análise do seu cliente. Entenda o que seu cliente busca e quer receber em retorno, como gosta de ser tratado, quais são os canais de comunicação ou redes sociais que eles usam, entre outras informações. E, por fim, seja educado e empático. 

Conheça seus clientes 

Uma dica valiosa para melhorar o seu atendimento é conhecer seus clientes, busque entender suas motivações de compra, quais características de produtos eles prezam, se na hora da compra eles buscam por preço baixo ou qualidade. 

Entendendo quais as prioridades do seu público, você pode buscar uma forma de comunicação que permita a eles se aproximarem do seu negócio. 

Faça pesquisas e personalize seu atendimento 

E como saber o que o seu público procura? Pergunte a eles. Faça uma pesquisa pela internet ou entregue um pequeno formulário para que o cliente responda depois de receber seus serviços. 

Padronize seu atendimento 

Com isso você pode descobrir os pontos fortes do seu negócio e melhorar os pontos fracos. Saber ouvir e receber críticas dos clientes é um passo importante para melhorar sua empresa e reter o público. 

Sabemos que é difícil padronizar prestação de serviços, mas não é impossível. Invista no treinamento dos seus funcionários, melhore a qualidade do seu serviço usando o PetMoura, um software de gestão feito especialmente para o mercado pet que ajuda a simplificar as tarefas administrativas e financeiras de Petshops, Clínicas Veterinárias e os demais negócios do segmento. É um sistema completo e integrado do tipo ERP, que oferece recursos exclusivos como controle de estoque, gerenciamento de hotel, datas de vacinas e muito mais. Em outras palavras, é a melhor solução para automatizar seu negócio com excelência. 

Fique em contato com o cliente 

Um bom atendimento tem como foco manter um contato pós-venda. Atualmente é fácil criar esse vínculo com o cliente, basta pedir permissão para enviar em e-mails ou mensagens de WhatsApp

Você pode usar o PetMoura as informações que captou para segmentar o público e mandar mensagens para atraí-los de volta ao seu negócio, lembrando seu cliente das vacinas que o pet precisa tomar, reposição de remédios, produtos novos que chegaram na loja, descontos especiais e outras coisas. 

Essas são as nossas dicas para de como ajudar a reter clientes no seu negócio pet, comece agora a colocar em prática. O PetMoura é um software que está no ramo pet a mais de 14 anos, dedicado aos empresários do setor. Hoje temos mais de 2.500 clientes ativos no Brasil e contamos com a maior rede de parceiros do país, nos seguimentos de petshop, clínica veterinária, banho e tosa, casa de ração, hospital veterinário, hotel pet, farmácia pet, centro de estética, centro de adestramento e jazigo pet. Acesse aqui e conheça mais. 

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